RSS

Go Fuck EA Games !

30 jun

Vocês vão me perdoar povão, mas é que agora eu fiquei muito puto. Vocês conhecem o jogo NFS Most Wanted de 2005 ?! Devem conhecer. O jogo não só é um dos melhores Needs, como também um dos melhores jogos de corrida daquela geração. Um dos motivos principais ? A história !

Agora ta chegando um remake desse NFS, o NFS Most Wanted (2012), que já cumpriu a promessa de ter lindos gráficos, um mapa gigantesco e aberto para explorar, muita ação, e muita perseguição policial. Mas aí, durante uma entrevista realizada na E3 por um canal no youtube conhecido como Pwned, da própria produtora, nosso querido Craig Sullivan, já famoso na produção dos Needs da segunda geração, vem me dizer que a história do jogo é você, o jogador, tentando simplesmente passar as outras pessoas do mundo na lista dos Most Wanted (“Mais Procurados”), ou seja, não há história ! Isso mesmo que você leu. O remake de Need For Speed Most Wanted não terá história !

PQP ! Como assim ?! Convenhamos que a Criterion fez um ótimo trabalho com Need For Speed Hot Pursuit 2010, um outro remake, que ficou conhecido como o salvador da franquia, inclusive. Este não tinha história, mas fazia todo o sentido, já que todos os outros Hot Pursuit originais também não tiveram. Agora eles me vem com um NFS onde a história era o fator determinante do jogo, e fazem um remake … sem história ! Um remake onde eles cagam pra história e ligam para o que ?! Para o que ?! Adivinhem. O multiplayer !

Palmas irônicas ! E não para a Criterion. Trata-se apenas de uma produtora de games que faz o seu trabalho. Na verdade devemos isso a “melhor” produtora de games existente no mercado atualmente, e que é a chefe por conta da produção dos NFS: A nossa querida EA Games ! Você pode chamá-la de muitos nomes. Entre aqueles que não são xingamentos propriamente ditos, temos “usurpadora de dinheiro”, “máquina de fazer propaganda enganosa”, e por aí vai …

A EA Games foi a responsável por conseguir produzir jogos marcantes para o mercado dos games, e franquias de jogos simplesmente épicas, que duram até hoje, como Need For Speed, The Sims, Medal Of Honor, Battlefield, e por aí vai. Porém, a mesma, é responsável por ter destruído praticamente  todas as franquias atualmente. Até NFS HP 2010 aparecer para nos dar esperança de um renascimento em NFS, foram produzidos aproximadamente 4, 5 Needs malfeitos, mal pensados, e mal planejados. Basicamente, 5 anos de fracasso, até HP 2010 aparecer, e que mais tarde, retornaram com NFS The Run, seu sucessor.

Isso vale para a série Medal Of Honor também. O último episódio que muitos julgam ter sido realmente bem feito e marcante, foi Pacific Assault, feito, produzido e lançado, por volta de 2003, 2004. Até que, em 2010, MoH reapareceu para tentar recuperar a fama, com MoH 2010, um jogo realmente bem feito, mas com apenas  9 missões e uma campanha que dura menos de um dia para zerar. Agora vem MoH Warfighter, um jogo que como todo jogo da EA Games, antes de sua estréia, parece ter muito pra dar, mas mesmo assim, parece mais um Call Of Duty MW4 (basta ver o carinha do trailer idêntico ao Price, e as missões que já foram liberadas por vídeo).

Aí vemos Battlefield, um jogo que sempre foi, e se depender da EA Games atualmente, sempre será exclusivamente para multiplayer, tendo sempre uma campanha malfeita. Há cada ano que passa, os episódios de BF vão ficando cada vez mais curtos, e aderindo sempre as famosas DLCs, que não costumam trazer muita novidade pros fãs, mas sim, muito dinheiro pros produtores. O último, BF3, trouxe uma campanha meia boca, com apenas 10 missões, que eram zeradas em, no máximo, um dia e algumas horas direto.

Os gráficos dos games, obviamente, sempre lindos e incrivelmente realistas, e o multiplayer, sempre com os melhores recursos, de última geração. Mas cade a história ?! Cade a criatividade ?! Cade a imersão do jogador numa trama na qual ele realmente se sinta envolvido e determinado a participar ?!

A EA Games simplesmente não consegue mais criar jogos que marquem, que fiquem pra história, que façam a diferença. E isso não é por falta de criatividade ou de bons funcionários. Claro que não. Eu, aqui, agora, posso inventar uma história de fundo para o novo NFS Most Wanted. Que tal um cara sem rumo, marginalizado, que entra no mundo das corridas e se endivida, mas depois de ir avançando no jogo, começa a disputar a vaga de rei das ruas da cidade ? Ou que tal o cara do MWs anteriores que anos depois volta para Rockport City e ve uma cidade completamente tomada pela corrupção, criminalidade e domínio de gangues inimigas ? Cheios de clichês ? Sim. Mas não é simples ?!

Mas é porque história em videogame custa caro, dá trabalho, e, atualmente, com tanta pirataria, não rende tanto pra produtora. Junta-se isso à obsessão extrema por dinheiro da EA. Uns 10 jogos são lançados por ano, quase todos com temas bastante parecidos, cuja produção foi quase cuspida pela produtora. Um jogo multiplayer, por ano, gera milhões de usuários gastando. Imagine 10 jogos multiplayer, por ano !

Realmente, não é a toa que a própria EA foi recebida na “pré-E3” com o prêmio de Merda de Ouro (literalmente, o troféu era aquele símbolo do cocô), como pior empresa norte-americana (note que não se tratava apenas de empresas de jogos).O prêmio foi criado por um famoso blog chamado Consumerist onde mais de 250 mil internautas votaram. Sem falar daqueles que não votaram, mas gostaram da notícia (como eu), ou daqueles que ainda não tem nem idéia do que aconteceu, mas partilham da mesma opinião.

Sinceramente, eu comecei esse post com muita raiva da EA Games, mas agora, chegando ao final, estou até com um certo remorso pela maioria das coisas que disse. Mas sinceramente, convenhamos, é muito chato e decepcionante o fato de quase não haver mais aquela imensidão de criatividade e imersão que havia nos jogos antigos. História cativantes, instigantes, que faziam seus olhos brilharem e você torcer por uma continuação da história. Cade isso ?! Parece que está sumindo. Não digo que NFS Most Wanted 2012 vai ser um jogo ruim. Muito pelo contrário. Tenho quase certeza de que vai ser mais um NFS repleto de ação e qualidade da nova geração, já que é feito pela aclamada Criterion Games.

A seguir, segue o vídeo-entrevista da Pwned com Sullivan sobre NFS MW (2012), e um vídeo de mais um jogador comum de Mass Effect criticando a EA Games em relação às DLCs:

Porém, acredito que é bom os produtores começarem a pelo menos pensar no assunto e ver a merda que estão fazendo, ou a indústria dos games que tanto ganhava qualidade, mérito e público, vai começar a decair, pelo menos para aquela massa que procurava uma boa história e uma grande imersão no mundo criativo dos games, e não apenas em gráficos e experiências cooperativas.

Por The Ape Warrior

E aí ? Você compartilha dessa opinião, é contrário a ela, ou só tem algo que queira acrescentar ?! Deixe seu comentário !

 
Deixe um comentário

Publicado por em junho 30, 2012 em Games

 

Deixe um comentário