RSS

Saudades! – 007 James Bond Nightfire

03 jul

Fala aí pessoal ! Há alguns dias atrás, estava me lembrando de 007 Blood Stone, um jogo que joguei faz alguns meses no pc, cuja história era completamente original, cheia de ação, aventura e muito tiroteio, além, é claro, de toda a ternura do experiente espião James Bond. Lembrar desse jogo, me fez lembrar também de um 007 mais antigo ainda que joguei, cuja história era igualmente original, repleta de ação e criatividade: 007 Nightfire.

007 Nightfire é um FPS de ação e aventura, produzido e lançado em 2002, pela EA Games, para PS2, XBOX, Gamecube, PC e MAC, baseado na história de James Bond, criada por Ian Flemming. Como eu já disse, o jogo possui um enredo totalmente original, que não se baseia em qualquer filme ou livro já produzidos sobre James Bond antes.

O ator Pierce Brosnan (antecessor de Daniel Craig, o James Bond atual) ainda é o James Bond da vez nesse jogo, e está muito bem produzido no mesmo. Agora, a ameaça da trama de 007 se dá por conta do vilão Dr. Raphael Drake, um rico e megalomaníaco empresário, presidente da Phoenix International, uma empresa privada, encarregada de se livrar de armas e usinas nucleares desnecessárias, mas que acaba fazendo exatamente o contrário, com o objetivo de dominar o mundo através do domínio de outras corporações globais já existentes. James Bond, então, é enviado para investigar e impedir a ameaça, antes que seja tarde demais.

Para cumprir esse objetivo, James Bond leva o jogador à diversos ambientes variados, desde laboratórios no fundo do mar e ilhas particulares, até grandes prédios e bases espaciais orbitando a Terra. Os famosos aparatos especiais de Bond estão em 007 Nightfire, tornando o jogo muito mais divertido e leal aos filmes mais antigos do espião. Quer eliminar um inimigo silenciosamente sem a necessidade de fazer barulho e matá-lo ? Use a caneta especial de Bond, que solta um pequeno dardo sonífero no alvo. Quer abrir uma porta que está trancada ? Use o laser no relógio de Bond para queimar a fechadura. Esses e outros aparatos realmente criativos estão disponíveis para seu uso durante todo o jogo. As armas também estão bastante variadas, desde a famosa pistola de Bond, nesse caso, a Wolfram PP7, até rifles, metralhadoras, sub-metralhadoras e snipers.

Assim como a diversidade de aparatos especiais e ambientes, há também a diversidade de inimigos no jogo. Durante as missões, haverá no mínimo 2 ou 3 icônicos vilões, todos trabalhando para o grande chefe da parada, o Dr. Drake. Nightfire segue também, na maioria das vezes, um estilo de combate stealth (ação furtiva), ou seja, o jogador deve combater seus inimigos em silêncio e sem causar muita destruição, o que é típico da śerie 007, já que o personagem é um espião. Isso não significa que não haja momentos de tiroteio intenso e também explosivos.

Os gráficos, a física e a jogabilidade de Nightfire obviamente são obsoletos hoje em dia, o que provavelmente irá fazer muitos “jogadores de gráficos” desistirem dessa experiência. Porém, para a época em que foi lançado, o jogo é bem bonito, com ambientes grandes e repleto de novidades. O personagem pode escalar prédios em terceira pessoa, pular de um elevador em queda para um prédio em frente, flutuar no espaço, entre muitas outras coisas simplesmente fantásticas para o mundo dos jogos da época.

Infelizmente o PC sofreu bullying da EA Games. Isso por que a versão pc não possui 3 das 12 missões do jogo. São justamente as missões de veículos do James Bond, incluindo uma em que o carro submerge no meio do oceano. Provavelmente foi uma estratégia de marketing para favorecer os consoles da época. Porém, foi justamente a versão PC que trouxe mais popularidade para o jogo, que se tornou um marco na franquia de jogos do filme. Resumindo, a versão PC acaba sendo levemente encurtada, com apenas 9 missões, porém, isso não torna 007 Nightfire um jogo fácil ou necessariamente rápido e menos divertido. Afinal, eu joguei a versão PC, e estou aqui falando, até agora, super bem do jogo para vossas senhorias.

Resumindo, 007 Nightfire é um jogo que marcou a minha infância e me trouxe ao mundo de 007, ao qual, antes, eu não tinha tanto conhecimento. Com gráficos e ambientes belíssimos para a época em que foi lançado, missões cinematográficas repletas de ação, mas também puxadas para o estilo stealth, variedade de armas, inimigos, ambientes e aparatos especiais típicos do famoso espião, em 007 !

007 Nightfire Reloaded

Recentemente, um grupo de universitários, Doney den Ouden e Yoram Boer, anunciaram seus planos para um remake de James Bond: Nightfire. Nightfire: Reloaded Project vai ser na nova versão do Unreal Engine 3 e será lançado para PC e Mac. Doney e Yoram estão reunindo uma equipe de amadores e entusiastas que estão dispostos a passar algumas horas por semana para trabalhar com ele. Seu objetivo inicial é atualizar o visual do jogo. Tanto áudio e mecânica permanecerá o mesmo, embora a equipe poderá adicionar um “Aim Down Sights”  no sistema de Conquistas.

Em Nightfire: Reloaded Project, os jogadores vão assumir o papel de Daniel Craig em vez de Pierce Brosnan. Além disso, não haverá quaisquer alterações significativas ao modo do jogo Single Player. No modo multiplayer, os jogadores vão contra outros jogadores, usando um sistema de matchmaking. Além disso, os jogadores vão ganhar XP, subir de nível, destravar armas e skins. O multiplayer também contará com mais game modes, mais mapas, mais personagens jogáveis e mais opções (como efeitos climáticos).

Confira a introdução do jogo no primeiro vídeo e uma missão no segundo:

Por The Ape Warrior

 
1 comentário

Publicado por em julho 3, 2012 em Games

 

Uma resposta para “Saudades! – 007 James Bond Nightfire

  1. @themrsbusta

    julho 4, 2012 at 12:06 am

    É assim que se ganha um multiplayer no Nightfire, flw.

     

Deixe um comentário