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Análise – Need For Speed Hot Pursuit 2010

01 jul

Fala ae pessoal ! Começo o mês de julho com muita alegria, não só pelo recesso de duas semanas que agrada tanto os estudantes e vestibulandos quanto até mesmo alguns trabalhadores, mas também por que o jogo desse mês é nada mais nada menos que Need For Speed Hot Pursuit 2010 !

Posso começar falando que o jogo, da famosa e mais bem sucedida série de jogos de corrida, conhecida como Need For Speed é um remake geral dos episódios Hot Pursuit 1 e 2, de 1998 e 2001, respectivamente. A nova sequência, produzida pela esforçada Criterion Games (mesma produtora da série Burnout),  já era bem vinda pelo público de Need For Speed antes mesmo de seu lançamento, por realizar um sonho de muitos fãs da série, de trazer a tona os episódios Hot Pursuit, que tanto fizeram sucesso na época. Além disso, NFS Hot Pursuit 2010 marcou “a salvação da série” que vinha sofrendo uma grande decadência desde o lançamento de NFS Carbon.

NFS Hot Pursuit não possui história, assim como os originais. Logo no começo do jogo você nota que pode jogar paralelamente no lado dos “cops” e dos “racers“, e, em cada um dos lados, ir avançando e liberando eventos, armas e carros, todos super modernos, cuja lista contém em sua maioria, os últimos conceitos do mercado, como Lamborghini Revénton, por exemplo. Mas as edições especiais e DLCs incluem carros antigos como os primeiros Porsches e o famoso Camaro SS, característico da série.

O jogo se passa no estado fictício de Seacrest County, uma região onde predominam as estradas e rodovias, assim como as mais lindas paisagens naturais, divididas em quatro ambientes distintos: Montanhas repletas de neve, canyons e desertos, florestas densas e chuvosas, e o litoral quase sempre ensolarado. Além do mais, a interação desses quatro ambientes se dá de forma bem afetiva, e muitas vezes, você nem percebe que está passando de um ambiente para outro.

Não há nenhuma cidade em Seacrest County, como por exemplo, havia em NFS Most Wanted, e isso é perfeito pois honra os mapas dos antigos Hot Pursuits, que tinham mapas semelhantes. O Estado, apesar de não possuir prédios ou ruas, é bem vivo e movimentado, não só pelo tráfego, mas pelo ambiente em si, como aviões voando rasante, jatos de guerra voando a velocidade do som nos desertos, helicópteros levantando voo em bases próximas ao litoral, entre outros (lembrando que os sons de toda essa movimentação são muito bem trabalhados).

Os gráficos estão perfeitos em NFS Hot Pursuit 2010. Simplesmente não há o que reclamar. Desde os efeitos de iluminação do dia e da noite (lembrando que as horas passam durante o jogo), às estradas, os veículos, a vegetação, e até as batidas, está tudo perfeito. Por falar em batidas, o damage dos carros também está muito bem trabalhado. Desde as rachaduras nos vidros até o momento em que o seu carro simplesmente não suporta mais danos e pifa (obrigando você a reiniciar o evento a partir de um certo ponto). E esses danos não são apenas causados pelas batidas, mas também pelas armas que os adversários, sejam eles policiais (incluindo o helicóptero da polícia) ou os corredores, liberam sob o seu carro. Essas armas vão desde interventores eletromagnéticos, até mesmo espinhos e um nitro-turbo incrivelmente potente.

Os eventos são bem diversificados. Na parte dos corredores, eles vão desde duelos entre dois carros, até corridas de grande porte com ou sem perseguição, e até mesmo eventos solo, onde apenas o seu carro deve cumprir um objetivo, sem competidores. No lado dos policiais, você tem as perseguições repletas de adrenalina, e os eventos solo também. Se você somar o modo carreira dos policiais com os dos corredores, você terá um modo carreira realmente digno de ser jogado, não só pela sua duração, mas pela sua qualidade. Há um modo multiplayer em NFS Hot Pursuit 2010, que foi muito bem avaliado pela crítica, mas infelizmente eu não pude experimentá-lo, e você já deve saber porque.

A trilha sonora do jogo está muito bem feita também, e bastante diversificada. Uma diversificação que eu não via desde NFS Most Wanted de 2005. As música se misturam entre o rap, o eletro rock, o rock e a eletrônica, possuindo bandas e músicos já famosos não só na série, como na mídia, como o rapper americano Lupe Fiasco, a banda de eletro rock australiana Pendulum e o rapper Travis Mccoy da banda Gym Class Heroes.

Dirigir em NFS Hot Pursuit 2010 é realmente desafiante, já que o jogo puxa, agora, um pouco da série Burnout, onde você corre a 400 km por hora, tendo que desviar do tráfego, dos competidores, dos policiais e ainda fazer as temidas curvas fechadas. Logo no começo, você percebe que não basta ir acelerando e dirigindo como nos jogos anteriores. Você literalmente tem que aprender, nem que seja rapidamente, a dirigir os carros do jogo, cuja direção está muito bem trabalhada.

Há um tempo atrás, depois de meses sem jogar, eu voltei para o jogo para tentar finalizar as corridas em melhores posições (que são divididas entre bronze, prata e ouro, ou seja, você não precisa chegar em primeiro), e literalmente me irritei, pois saía batendo em tudo, já que não jogava há um tempo, e tinha perdido a prática na direção.

São todos esses elementos que fazem de NFS Hot Pursuit 2010, um dos melhores jogos da série existente há quase duas décadas, senão, o melhor atualmente. Eu realmente recomendo esse jogo, principalmente para aqueles que sonhavam com a tão esperada salvação do Need For Speed. Need For Speed Hot Pursuit 2010 marcou o renascimento da série e é digno de ser comprado, e jogado com muita atenção !

Por Unknow.

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Publicado por em julho 1, 2012 em Games

 

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